twitter


Quando li o texto do meu amigo Gesner Bremer me vi em um dilema. Havia dito que não faria posts comentando outros posts, mas num comentário eu não conseguiria expressar o que penso do que li. Fosse um texto de alguma das doces senhoritas daqui eu agiria com a parcimônia dos cavalheiros. Mas como trata-se de Gesner passarei por cima do que disse antes e escreverei um post só para comentar o seu desejo de ver caídas as máscaras. E serei direto.

Desculpe decepcioná-lo amigo, mas as máscaras são aderessos necessários para o baile da sociedade. O Pacto Social exige seu uso. Rostos sem máscaras jamais construiriam uma sociedade legítima.
Imagine todas as verdades expostas a olho nú. As decepções, raivas, tristezas, alegrias, excitações, glórias, tudo exposto sem os limites postos pelas máscaras. Quem toleraria ver a plena verdade do outro bem diante dos olhos? Acaso não se enraiveceria ao descobrir que o outro não concorda consigo? E, sem máscaras, não demonstraria plenamente sua raiva? Vc mesmo caro amigo, caso encherga-se perfeitamente o que todos pensam deste seu cabelo, de verdade, como se sentiria?rs.
O fato é que as máscaras estão aí para proteger as relações interpessoais, sem elas as fronteiras do respeito e do apreço dariam lugar a uma anomia insuportável.

Mas também são ferramentas de defesa própria. Ou você gostaria realmente de ver todas as suas fraquezas expostas ao mundo? Todas elas, até aquelas que vc não conhece ou não aceita. Ninguém quer expor suas vergonhas em público. Pouca gente está disposta a contemplar tais vergonhas. As máscaras nos garantem um porto seguro quando o medo e a vergonha nos afligem. Elas nos permitem refugiarmo-nos em nós mesmos para encontrar reforço. Atrás delas as pessoas podem proteger-se daqueles que queiram entrar em suas vidas como ladrões, somente para matar e destruir. É com elas que selecionamos quem queremos que nos conheça e até que ponto queremos que conheça. A máscara é garantia de privacidade e individualidade.

É lógico que pode tornar-se um problema quando usada como fuga da realidade. Se bem que em alguns momentos fugir da realidade pode salvar sua vida. É que não importa que se usem máscaras, importa que elas não apaguem nossos rostos.

Saudações juvenis.

1 comentários:

  1. Grande Texto Michel como sempre...
    Em relação ao meu cabelo, vc bem sabe que não existem mascaras em relação a ele, todos falam na cara,e eu até que prefiro que seja assim.
    Concordo em alguns pontos, mas não em outros, não vou citar aqui, pq isso é assunto para uma conversa pessoal.
    Até aceito as mascaras, o que não se pode aceitar é a falsidade, que é a tinta da maioria das mascaras da sociedade..
    Abraços

Postar um comentário