twitter


A primeira postagem num blog comunitário é complicada. Fica mais complicada ainda quando quase todo mundo já fez sua primeira postagem. Pior ainda quando o último a postar será um grande escritor e poeta. Quer dizer que se eu fizer besteira aqui estrago tudo e ainda tomo uma pêa do poeta.
Mas e daí? Escrevo desde que me entendo por gente e nunca liguei muito pro que achavam do que eu escrevia (exceto quando valia nota na escola). Na verdade eu tinha certeza que apenas duas pessoas se interessariam pelo que eu escrevia: a professora de redação (quando tive professor de redação ele tb era professora) e minha irmã. Aliás, minha irmã sempre foi minha fã incondicional. Então, mantendo minha postura despreocupada, vamos ao que interessa, meu primeiro post.
Li todos os primeiros posts antes de fazer o meu, não tinha a intenção de corrigi-los, copiá-los ou comentá-los, quando quiser comentá-los farei isto no lugar apropriado. Fiz isto para conhecer melhor os meus colegas. É um blog coletivo. Como disse o Gesner quando me convidou, trata-se de unir cinco formas diferentes de escrever, de ver o mundo, num mesmo blog. Somos cinco diferentes juntos num mesmo espaço. Penso que o primeiro passo para juntar de verdade cinco diferentes é conhecendo-os.
Eliminar as diferenças não levar a lugar algum, somente à inércia. O que move o mundo são as diferenças. O fato de cada pessoa, cada pequena coisa existente, ter sua particularidade é o que faz acontecer a dinâmica do universo. Harmonia e vida comum não significa uniformidade, mas aceitação. Compreender as diferenças, aceitá-las, amá-las no outro, faz alguém superar a si mesmo, tornar-se muito mais.
Quando o diferente deixa de ser meu adversário e torna-se meu companheiro eu passo a usufruir dos bens que só ele tem. Daí já não sou só eu, sou eu e o outro. Deixo de ter dois braços para contar com quatro. Já não vejo o mundo só pelos meus olhos castanhos, mas também pelos olhos azuis de Pedrinho. Não sou mais somente pardo, mas sou também amarelo, negro, índio, branco e mulato. Descubro que o diferente é apenas o algo mais de mim que não coube em mim mesmo, mas que outro tem pra me dar.
São as diferenças que nos fazem verdadeiramente ricos, completos, perfeitos.
Acho que aqui veremos uma pequena amostra de como testa, olho, nariz, boca e queixo sendo tão diferentes podem formar um só rosto.


(Michel Roberto)

4 comentários:

  1. Opa. Lisa Benevides correndo aqui (:
    Quem gostou do novo designer ? \õ

  1. Eu Gostei
    e gostei mais ainda
    do Texto do grande Michel!!!
    Muito bom

  1. Agora que eu parei e li. Realmente, muito bom (8

  1. Não teria texto melhor para representar o que é realmente o CINCO BICS! São as nossas diferenças que vão construir esse blog, colocando tijolinho por tijolinho, ou melhor, texto por texto, de variados estilos e pensamentos e visões completamente distintas, unidos por uma unica paixão, que é a paixão pela escrita. Como diria Gesner, grande Michel, texto MUITO BOM mesmo! PARABÉNS.

Postar um comentário