twitter


Um belo dia os homens resolveram que seria legal uma torre que alcança-se o céu. Não o céu das nuvens, mas o mais alto dos céus, o céu dos céus, chegar até Deus (como se Ele estivesse longe assim). E Deus, zangado como ostuma estar no Antigo Testamento, instalou a confusão, cada homem passou a falar uma lingua diferente de forma que não mais se entendessem (com as mulheres não funcionaria, elas sempre arranjam um jeito pra botar o papo em dia).

70 Torre de Babel - Pieter Brüegel – 1563 – OSM – 114x115Parece que a confusão perdura até os dias de hoje. Se na Torre de Babel a barreira era o idioma agora são as ideologias, as “verdades” absolutas, auto-afirmações, egoísmo, intolerância e tantas outras coisas que levam os homens a tagarelarem sem jamais se entenderem. E nas pequenas ilhas de diálogo ainda existem as coisas são tão lindas e calmas que deveriam servir de escola para os construtores da Torre.

Mas não. Não podem compreender o que se passa fora do seu pequeno onde círculo (tão pequeno que só tem espaço pra uma pessoa). Penso que não se trata simplesmente de um problema de oralidade, falar eles falam e falam até demais e em diversas linguas, trata-se também de um problema auditivo. Quem sabe causado por uma carência afetiva, querem tanto ser ouvidos que não acham tempo para ouvir os outros. Talvez eu esteja apenas procurando uma forma de vê-los como vitimas, necessitados de atenção e cuidados.

Espero o dia em que o diálogo será restabelecido em sua grandiosidade. Ele trará a paz verdadeira. Construirá a sustentabilidade. Com ele a vida será plena e a liberdade uma dádiva. Então poderemos amar sem limites ou barreiras. Cada um será o que é e todos seremos um, iguais na diferença.

0 comentários:

Postar um comentário