twitter


Salve Salve Leitores do Cinco Bics!

Bom esses dias, não tô postando e vocês devem saber o motivo: UEFS. Vida acadêmica , estou na correria, ainda tentando me adaptar , mas não vou largar o Cinco Bics... Então vamos ao post, quem não entendeu, eu vou explicar melhor...

Odin e Fenris são dois personagem centrais da mitologia nórdica,inimigos mortais desde o inicio dos tempos. Conta a lenda que Odin, rei dos deuses, quando soube da profecia de que no final dos tempos, Fenris,o lobo selvagem iria devorá-lo, imediamente  com a ajuda dos outros deuses, prendeu o lobo em correntes inquebráveis...
Porém no Ragnarok(Apocalipse),Fenirs se solta, causando grande devastação na Terra e cumprindo a profecia , devora Odin num combate mortal..

Fenris devorando Odin

O  que isso tem haver com o mundo atual? Muita coisa, vou tentar explicar apenas o básico...

O mito de Fenris e Odin cabe perfeitamente na nossa sociedade e no que vivemos hoje. Como?
Podemos comparar Fenris aos nossos medos, os mais tenebrosos possíveis e comparar Odin a nós mesmos,porque apartir do momento em que nós temos medo de alguma coisa, seja da violência ,seja da morte seja do que for mais seja, nós fazemos com Odin, o poderoso deus da mitologia nórdica,aprisionamos o nosso medo sem medo de enfrentá-lo face a face e muitas vezes,como Odin, ficamos refém do medo e acabamos por topar com as conclusões desse ato: no caso de Odin , a morte, na nossa, refém do sofrimento e o pior,refém de nós mesmos..

Mas nem tudo está perdido, há luz no fim do túnel, na mitolgia nórdica,Vidar, filho de Odin assasinou Fenrirs e trouxe esperança de novo aos deuses e homens, mesmo depois do apocalipse. Então, fiquem atentos, que o "seu" Vidar pode está pertinho de você, pronto para te trazer esperança e te resgatar do sofrimento.

1 comentários:

  1. Vale lembrar que na mitologia nórdica, ao contrário da grega, os deuses não são imortais. Daí o fundamento do medo de Odin. De alguma forma a possibilidade da morte é sempre a fonte dos medos.
    Mas Thor, filho de Odim e deus do trovão, é guerreiro insaciável sempre pronto para a batalha. Nos cinemas em maio.

Postar um comentário