twitter


Acabo de ver uma coisa no Facebook. Um amigo está viajando e informou isto no status. Outro amigo prontamente comentou: “Traz uma lembrança”. Ô costume de pobre que não morre. Basta você fazer uma viagem para ouvir diversas vezes essa nefasta frase: “Traz uma lembrancinha”. Para atender tantos pedidos é preciso fazer uma lista. Mas eu me pergunto: “Lembrança de quê?”

Lembrança você tem daquilo que viu ou viveu. Você que viajou para Cuba e trouxe uma camiseta com a foto do Fidel, vai lembrar-se das ruas de Havana a cada vez que vestir a camiseta. Pra você é uma lembrança. Mas para o pidão, liso, pobre, serrão, xepeiro, que lhe pediu uma lembrancinha e com certeza não pisará as ruas de Havana jamais, a camiseta será lembrança de quê? Lembrança da viagem que ele não fez? Lembrança do tempo que esteve livre de você? De quê ele quer lembrar?

Além de não fazer sentido uma lembrança de algo que alguém não viveu pense no incômodo. Você resolve viajar para descansar dos compromissos e obrigações. Férias servem para faccere niente, relaxar, passear livremente. Ao invés disto vc está com uma lista de “lembrancinhas” que precisa providenciar antes de voltar pra casa. Ao invés de eventos culturais a loucura dos camelôs. No lugar de passeios pelo paraíso o aperto dos shoppings. Tudo para satisfazer o desejo de gente que não perde uma oportunidade de tirar uma lasquinha.

Dinheiro. Dinheiro para comprar as tais lembrancinhas. Ninguém lembra que as lembrancinhas custam dinheiro. Diga-se de passagem, se você tiver cara de turista as lembrancinhas custarão dez vezes mais que o normal. E você ainda corre o risco de pagar sobrepeso da bagagem na volta. Pra quê isso? Pro bendito colocar a lembrancinha numa estante qualquer da casa, onde acumulará poeira e bosta de mosca. No caso daquelas camisetas com frases espirituosas como “meu cunhado esteve em Porto de Galinhas e trouxe essa camisa vabunda pra mim”, ainda há a chance de a lembrancinha ser usada para dormir.

Felizmente estamos na era digital. Todo mundo tem computador e máquina digital. O que eles querem é uma lembrança, então é uma lembrança que terão. Disponibilize todas as fotos da sua viagem no seu Facebook. Seu amigo terá lembranças marcantes da viagem que você fez sem ele e poderá ver como foi legal ficar longe dele.

Boa viagem!

0 comentários:

Postar um comentário